Inicial > UCA > Projeto História em Quadrinhos

Projeto História em Quadrinhos

 

Projeto História Em Quadrinhos

Professores Responsáveis: Maria de Fátima Fernandes Granai/Jeanne Alves Santos

A história em quadrinhos (HQ) geralmente está associada às linguagens verbal e visual, envolvendo elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos organizados em sequência, numa relação de causa e efeito. A expressão verbal costuma aparecer nos balões, nas legendas (ou letreiros), onomatopeias e interjeições. O uso de imagens e representação de gestos compõe a linguagem não-verbal, essencial à criação de uma HQ.
No universo da HQ, portanto, pode-se desenvolver com os alunos um trabalho que explore diferentes linguagens e, ao mesmo tempo, tratar dos mais diversos assuntos: política, ciência, sociedade, esportes, humor, hábitos, entre outros.

 PÚBLICO-ALVO

5º Ano do Ciclo I
OBJETIVOS
Criar uma HQ com linguagem verbal e visual.
– Criar personagens utilizando objetos e acrescentando detalhes.
– Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
– Utilizar com autonomia os recursos do programa HAGAQUê ou outro criador de HQs na internet para            criação de desenhos ou remodelagem.
– Dar tratamento à imagem pesquisada na Internet.
– Montar um gibi virtual.

RECURSOS NECESSÁRIOS

– Computador com acesso à Internet, programa para montar HQs ou diretamente na internet, projetor multimídia, gibis, jornais e revistas, lápis, folhas.

METODOLOGIA
1- Etapa
Conhecendo o que os alunos sabem e o que desejam saber a respeito de HQ e os recursos utilizados para elaboração de um gibi virtual, apresente aos alunos a proposta de construção de um gibi virtual com o auxílio dos recursos tecnológicos. Faça um levantamento do que eles já conhecem em relação às características desse gênero. Verifique se os alunos consideram possível criar um gibi virtual e discuta sobre a maneira de fazê-lo. Registre essa conversa no K Word, com o auxílio do projetor multimídia, para que a classe possa acompanhar. Não deixe de solicitar aos alunos que, individualmente, também registrem seu repertório inicial sobre o tema da atividade.
2- Etapa
– De posse de gibis, jornais, revistas ou sites da Internet, o professor faz a leitura da estrutura da HQ com os alunos.
– Proponha um tema para a elaboração de uma HQ. Não se esqueça de oferecer repertório sobre esse tema, que pode, por exemplo, ser pesquisado na Internet.
– Para organizar o trabalho, os alunos podem utilizar o recurso do storyboard, ou seja, um “rascunho” no papel.
3- Etapas

– Após a elaboração da HQ, é preciso revisá-la. Proponha aos alunos que analisem os seguintes aspectos:
– O cenário está de acordo com o tempo e o espaço da ação do texto?
– Os balões estão dispostos de modo a que o leitor identifique quem é o personagem que fala?
– Foram usados corretamente onomatopeias e outros recursos de expressão?
– As palavras e expressões usadas estão grafadas de modo correto?
– Há sequencia e lógica no texto da HQ e o número de quadrinhos foi suficiente para o entendimento da história?
Solicite então que os alunos façam a reescrita, se necessário, e os ajustes finais para a apresentação.
 4-Etapa

Apresentando o gibi virtual utilizando o projetor multimídia, as histórias serão apresentadas para a classe, que poderá fazer comentários. É interessante que o grupo expositor conte como foi o seu processo de criação.
 5-Etapa

AVALIAÇÃO
Nesse momento, o professor deve avaliar a produção do gibi virtual, observando os seguintes aspectos:
– Apresentação das características do gênero HQ?
– O tema abordado está claro?
– As ilustrações são criativas e dentro do contexto?
– Os recursos estruturais e tecnológicos foram utilizados adequadamente?
  6-Etapa
Os alunos devem retomar seus registros iniciais e refletir sobre o que aprenderam com a proposta, tanto em relação ao uso das ferramentas quanto à estrutura da HQ, e comparar com o que sabiam antes. O professor também deve retomar as anotações iniciais e fazer uma roda de conversa com os alunos, comparando juntas as aprendizagens da classe.
Sugestões de Atividades:
– Criar diálogos em uma HQ a partir de ilustrações.
– Criar ilustrações em uma HQ a partir de diálogos.
– Criar links na HQ inserindo, de acordo com o tema, outros gêneros linguísticos (receitas, convites, anúncios etc.).

  1. 30 de setembro de 2011 às 9:27

    AAAhhh esse trabalho não tem como não dar certo né Granai…
    SIMPLESMENTE… MARAVILHOSO!!!!!

    Mas acho que como culminância esses gibis deverão ser impresso para uma exibição ou ainda sugerir uma impressão em série numa gráfica (para termos aqui para outros alunos usarem)… imagine a satisfação dos alunos????…. o que é bom deve ser mostrado…

    Bjs no seu coração… e mais uma vez

    PARABÉNS!!!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário