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Projeto Módulo IV

Autores:

Isabel Aparecida Tártaro

Miraci Nascimento de Siqueira

Nair de Fátima Fernandes

Sheyla S. Mariano

Professor/Disciplina envolvidas:


Isabel Aparecida Tártaro – Atividades Motoras

Miraci Nascimento de Siqueira – Experiências Matemáticas

Nair de Fátima Fernandes – Ciências

Sheyla S. Mariano – Educação Física

Tema:
Exercícios para o corpo e para a mente; relacionando o aprendizado cognitivocom o desenvolvimento físico, e entendendo a função do cérebro nesse processo.

Disciplinas Envolvidas: Atividades Motoras, Educação Física, Experiências Matemáticas e Ciências.

Escola: EE “Profª. Olga Benatti”.

Público Alvo: Alunos da 7ª série/ 8º ano

Número de alunos: 21 alunos por turma. Em um total de 2 turmas

Expectativa ,de Aprendizagem: Desenvolver habilidades de cálculo mental e raciocínio lógico dedutivo conjuntamente com coordenação física e motora.

Sabendo que a coordenação de movimentos decorrentes da integração entre cérebro e membros é qualidade considerada essencial para a execução de qualquer tarefa, então é a habilidade mais trabalhada na atividade física durante o crescimento e desenvolvimento da criança.

Atividades Matemáticas de cálculo e raciocínio exigem, do aluno, o desenvolvimento de estratégias para se chegar a um objetivo, o que favorece o desenvolvimento das habilidades de pensar, achar soluções e tomar decisões.

A união de atividades e jogos de estratégias com jogos corporais auxilia no desenvolvimento do trabalho em grupo, favorece a rapidez no raciocínio, na lógica juntamente com o desenvolvimento das habilidades físicas e de coordenação motora. E ainda favorece a compreensão do trabalho realizado pelo cérebro e da sua relação com cada atividade individual e do desenvolvimento do processo reflexivo que torna possível a integração e realização de duas atividades concomitantemente.

Justificativa:

“(…) é necessário que, no processo de ensino e aprendizagem, sejam exploradas: a aprendizagem de metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento, a construção de argumentação capaz de controlar os resultados desse processo, o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites e alcances lógicos das explicações propostas. Além disso, é necessário ter em conta uma dinâmica de ensino que favoreça não só o descobrimento das potencialidades do trabalho individual, mas também, e sobretudo, do trabalho coletivo. Isso implica o estímulo à autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, interagindo de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe e, portanto, sendo capaz de atuar em níveis de interlocução mais complexos e diferenciados.” (PCN, p.28)

“A atividade construtiva, física ou mental, permite interpretar a realidade e construir significados, ao mesmo tempo que permite construir novas possibilidades de ação e de conhecimento. Nesse processo de interação com o objeto a ser conhecido, o sujeito constrói representações, que funcionam como verdadeiras explicações e se orientam por uma lógica interna que, por mais que possa parecer incoerente aos olhos de um outro, faz sentido para o sujeito. As idéias “equivocadas”, ou seja, construídas e transformadas ao longo do desenvolvimento, fruto de aproximações sucessivas, são expressão de uma construção inteligente por parte do sujeito e, portanto, interpretadas como erros construtivos.” (PCN, p.37)

“A capacidade física engloba o autoconhecimento e o uso do corpo na expressão de emoções, na superação de estereotipias de movimentos, nos jogos, no  deslocamento com segurança. A afetiva refere-se às motivações, à auto-estima, à sensibilidade e à adequação de atitudes no convívio social, estando vinculada à valorização do resultado dos trabalhos produzidos e das atividades realizadas.” (PCN, p. 47)

Conteúdos:
Em matemática serão desenvolvidos conteúdos de operações aritméticas fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) e expressões aritméticas e algébricas, além de desenvolver habilidades de raciocínio lógico e dedutivo na resolução de problemas.

Em ciências serão trabalhados os seguintes conteúdos:

  • Sistema nervoso central e periférico;
  • Alimentação (saudável e industrializada), com abordagens no estudo e aprendizagem de rótulos, aditivos químicos, ênfase a alimentos sem aditivos ou alimentos “naturais”;
  • Energia, locomoção e movimento na integração entre sistema nervoso e alimentação.

Em educação física e atividades motoras serão desenvolvidos os seguintes conteúdos:

  • Atletismo;
  • Condicionamento físico;
  • Jogos lúdicos.

Recursos e Materiais:

  • Cones, bolas, corda e elástico.
  • Jogos de tabuleiro e de estratégias.

Metodologia:
Serão realizadas diversas atividades nas aulas de todas as disciplinas envolvidas, dentro e fora da sala de aula, além de reflexões com os alunos sobre as atividades realizadas.

Atividades

Atividade 1: Relaxamento e Concentração – (Aula de Atividades Motoras)

Descrição: A professora orientará os alunos na realização de exercícios de alongamento físico, controle da respiração e compreensão e conhecimento dos movimentos que seu corpo é capaz de realizar.

Duração: Uma hora/aula.

Atividade 2: Cálculo Mental e Corrida – (Aula de Educação Fisica)

Descrição: Na quadra poliesportiva, os alunos serão divididos em dois grupos, onde um grupo representará os números ímpares e o outro grupo representará os números pares.

A professora com o auxílio de fichas com expressões numéricas simples, envolvendo as quatro operações matemáticas simples (adição, subtração, multiplicação e divisão), apresentará aos alunos um determinado cálculo que deverá ser realizado pelos dois grupos mentalmente. Se o resultado da operação for um número par o primeiro aluno do grupo dos números pares deverá fugir até a outra margem da quadra, enquanto que o primeiro aluno  do grupo adversário tentará impedir que isso ocorra. É atribuído um ponto para o grupo que alcançar seu objetivo (fugir ou capturar o adversário), e ganha o grupo que obtiver mais pontos.

Duração: Duas horas/aula.

Atividade 3: Jogo Black Jack – (Aula de Experiências Matemáticas)

Descrição: Inspirado no jogo Black Jack ou 21, o qual cada jogador recebe cartas de baralho e a soma dessas cartas não pode ser maior que 21 pontos.

A atividade será aplicada na quadra ou no pátio. Cada aluno receberá um “cartão” com um número, que varia entre -7 e 7. Ees deverão deixar utilizar o cartão de forma que todos os participantes possam ver todos os números.

Em duplas, os alunos deverão chegar ao resultado sugerido pelos professores, seguindo as orientações dadas. Por exemplo: utilizando três “alunos”, sendo que um deles deve ser negativo, o resultado final é 3 => 2+4-3=3. A dupla terá 30 segundos para “chamar” os “alunos” que formarão o resultado desejado.

Se a dupla acertar, cada aluno da dupla receberá 1 pontos por acerto, se errar perderá 1 ponto.

Atividade 4: Entendendo o Funcionamento do Cérebro – (Aula de Ciências)

Descrição: Com o auxílio dos laptops, a professora orientará, em sala de aula uma pesquisa e posteriormente uma discussão sobre o cérebro sua importância e funcionamento. Os alunos serão direcionados a relacionar as atividades realizadas anteriormente com a forma com que trabalha o nosso cérebro.

Outras Atividades e Avaliação:

Compõe ainda esse projeto outras atividades realizadas de forma a exercitar corpo e mente, como também atividades envolvendo habilidades manuais, para o desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de concentração, além de jogos de tabuleiro como xadrez, dama e batalha naval, para o desenvolvimento do raciocínio e da elaboração de estratégias.

Todas as atividades passarão por processo de avaliação contínuo, além de uma finalização com interpretação das ideias envolvidas e trabalhadas, além de uma avaliação dos pontos positivos e negativo de cada uma delas feita pelos alunos.

Referências Bibliográficas

1) MEC, “Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais” – PCN, Brasília, 1997.

Categorias:Colaboração
  1. 14 de novembro de 2011 às 20:02

    Belo projeto professoras, vou estar torcendo por vocês, abraços

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